Leite em Pó X Amamentação

28 de novembro de 2013   Por:    Geral   0 Comentários

O modismo da Amamentacao-vert (2)

Um texto publicado na coluna Bebê Blogando, da Revista Pais & Filhos, causou furor em toda Blogosfera Materna. E, depois de tanta polêmica sobre o mau gosto da publicação, a revista lançou uma nota se Desculpando pelo Post, e o mesmo foi retirado do ar. Há… Queimação total.

O título era Há um ano: Leite em pó, escrito por Mariana Reade, onde ela simula um bebê chamada de Margarida, reclamando da mãe que insiste em amamentar. O bebê diz que amamentação é moda e que apesar de não ter leite suficiente a mãe não quer dar o leite em pó para ela.

Veja só um trecho:

No Brasil, está super na moda amamentar! Então a maravilhosa invenção do leite em pó anda malvista… E nem passa pela cabeça da minha mãe – que, infelizmente, se influencia pelo o que pensa a maioria – que eu seria muito mais feliz se ganhasse, depois do peito, um pouquinho de leite em pó″, complementa o bebê.

Quando li este texto fiquei perplexa e não acreditava no que estava lendo. Vindo de uma revista super conceituada e informativa, publicar que Amamentar é Modismo? E o legal é leite em pó? O texto nos leva acreditar que tudo não passa de um marketing descarado. A revista conseguiu o que queria, mães de toda parte ficaram revoltadas com a publicidade desinformativa e desnecessária. Certo ou Errado, conseguiram se manter em destaque nos meios de comunicação, principalmente nas redes sociais.

Desde que me conheço por gente a única fonte de alimentação natural para o bebê, é, e sempre foi o leite materno. Infelizmente, amamentei minhas gêmeas apenas por 20 dias, e apesar do pouco tempo foram os dias mais felizes e satisfatórios.

Antes do parto sempre levantei a bandeira que sim, vou dar o peito a duas meninas. Me informei sobre técnicas de amamentação simultânea, porém devido a minha falta de experiência, percebi que o simples ato de dar o peito não era como imaginava. Tenho bico invertido, o leite não saía o suficiente pra dois bebês, meus mamilos racharam e foi horrível a dor, fora o cansaço que sentia. Planejei que amamentaria até os seis meses, porém não foi como esperava, talvez até por falta de orientação. Infelizmente tive que recorrer ao leite em pó (Aí sim, Santa evolução do Leite em Pó), no entanto isso não foi uma escolha e sim uma necessidade. Claro, que se fosse por minha opção estaria até hoje amamentando minhas filhas, não por “Modismo”, mas por esta ser a escolha mais sensata e saudável para os meus bebês.

O leite em pó se faz necessário, desde que a mãe tenha dificuldades em amamentar, e isso pode ocorrer por vários fatores. Minha mãe amamentou por apenas 15 dias os dois filhos, minha sogra teve depressão pós parto e não conseguiu amamentar. Ai, sim, nesses casos o uso do leite artificial entra em cena.

Ser mãe, e poder tirar do seu próprio corpo o alimento do seu filho é algo indiscutível. Agora, induzir as pessoas que o Leite em Pó é a melhor escolha ao invés do tal “Modismo da Amamentação”, é lamentável.

Leia o texto na íntegra aqui. A Revista Pais & Filhos, já retirou do site.

Deixe um Comentário