Como conviver bem com a mulher grávida

9 de agosto de 2013   Por:    Maternidade   0 Comentários

O período gestacional é como uma montanha russa, uma hora estamos happy da vida no outro chorando assistindo novela hihi. Estar grávida é a melhor sensação do mundo, e que apenas a mulher tem esse privilégio de sentir um serzinho sendo formado dentro de si. Essa é uma fase que é só seu e que vale a pena compartilhar com o futuro papai. O faça engravidar junto com você, se possível deixe recadinhos na geladeira de todas as consultas e ultrassons, fale sempre o que esta sentindo e quais são as sensações, escolha as roupinhas do bebê juntos, decorem o quarto, faça festa no primeiro chute do seu filho, escolham uma música especial para cantar para o seu bebê, compartilhem, dividam todas as emoções de gerar um filho, com certeza valera a pena.

Algumas dicas para você fazer a sua parte e deixar a vida a dois mais agradáveis nesse período:

8edcb1e89b359796e6a8a07680663f8d

É comum ouvir alguém dizer que a gravidez é como uma TPM de 9 meses. E isso tem algum fundamento. Durante a gestação, assim como no período pré-menstrual, há uma alteração no nível de estrogênio e progesterona, para que o corpo se adapte para receber o bebê. O que acontece é que estes hormônios também têm muita influência sobre as emoções das grávidas. “É como se eles trabalhassem transformando o lado emocional da mulher e preparando-a para ser receptiva ao seu bebê recém-nascido”, explica a “Bíblia da Gravidez”, dos doutores Wladimir Taborda e Alice D. Deutsch.

 Nem todas as mulheres sofrem com isso. E o seu papel, como pai e companheiro, é deixar este período mais fácil para a futura mamãe. Tenha em mente que além de todas as dúvidas e inseguranças que surgem, a mulher tem que lidar também com todas as transformações do seu corpo. E não é pouca coisa.

 Renato Kaufmann, pai de Lucia e autor dos livros “Diário de um Grávido” e “Como Nascem os Pais”, entrega as dicas de ouro: paciência e apoio. Quer saber como colocar essas virtudes na prática? Segue algumas sugestões:

 – Assuma mais tarefas em casa, lave mais louças e faça o possível para que ela consiga descansar mais

– Faça massagens nos pés, nas costas e onde mais ela quiser

– Ouça as indagações dela, exponha as suas e converse com ela sobre planos para o bebê. Isso vai aproximar vocês e fazer com que fiquem mais seguros

– Dê importância para os desejos dela

– Faça elogios. Se você estiver achando sua mulher bonita, é mais provável que ela se sinta assim

– Participe de tudo o que puder: do ultrassom à compra de sapatinhos

Se ainda assim o clima for de tensão, Renato recomenda: “Conte até dez. As grávidas acham que estão com o rei na barriga. E olha, elas têm alguma razão nisso”.

 

Fonte: Danone Baby

Foto: CakedImagery

 

Posts Relacionados

Deixe um Comentário