Quarto sem berço – Método Montessori

21 de janeiro de 2013   Por:    Baby Boy, Baby Girl, Decoração   0 Comentários

 O método Montessori consisti em harmonizar a interação de forças corporais e espirituais, corpo, inteligência e vontade. Foi criado por Maria Montessori, educadora, médica e pedagoga italiana nascida em 1870. Seu método educacional é usado hoje em dia em escolas públicas e privadas mundo afora.

De acordo com Maria Montessori, o ponto mais importante do método é não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

A casa não dever ser para crianças, mas das crianças, isso é, não organizada para sua chegada, mas estruturado a partir de sua criação como sua própria.

Quarto sem berço

A ideia é fazer um quarto pensando no bebê e não para uso de adultos. Temos que repensar o que é um quarto adequado, é necessário ver tudo com uma perspectiva que vai além da aparência puramente decorativa. A primeira prioridade é a liberdade que a criança deve ter. Ponto fundamental, no desenvolvimento da criatividade.

Quarto sem berço pelo método montessori

Tapete para a criança poder rolar e tentar exercícios de peso corporal

Os móveis e objetos devem ser de acordo com a altura da criança, mesas, cadeiras, poltronas, prateleiras e brinquedos tudo deve estar de fácil acesso.  Cores suaves nas paredes do quarto, talvez com decorações temáticas, um espaço para brincar e movimentar, refletir claramente sua personalidade e interesses atuais. Tudo deve ter seu próprio lugar, para tornar mais fácil para a criança a manter uma atmosfera pura, bem organizada. A cama deve ser baixa, tornando mais fácil para entrar e sair por conta própria. Ao invés de um berço, Montessori pediu aos pais para facilitar tanto a segurança da criança como a sua independência, assim um quarto sem berço e no lugar apenas um colchão sem a estrutura da cama.

Quarto montado pelo método montessori

O mobiliário deve estar de acordo a altura. Brinquedos organizados em caixas e ao alcance das crianças.

Decoração montessori

Colchão no chão de fácil acesso para a criança.

Quarto sem berço pelo método montessori

Quadros e figuras a altura dos olhos.

Espelhos para os bebês poderem reconhecer seu corpo.

Quarto decorado com a utilização do método montessori

Com certeza o método Montessori será aplicado no quartinho das meninas, com um pouco mais de tempo talvez quando fizerem um ano de idade consiga alterar a decoração. O importante é o desenvolvimento e felicidade do bebê. Caso queiram saber mais sobre o Sistema Montessori na internet esta repleto de artigos sobre o assunto.

Fotos: vittamina / partoegravidez
Posts Relacionados

Deixe um Comentário